quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Olimpíadas Modernas

No ano 1896, os Jogos Olímpicos retornam para Atenas, por iniciativa do francês Pierre de Fredy , conhecido com o barão de Coubertin. Nesta primeira Olimpíada da Era Moderna, participam 285 atletas de 13 países, disputando provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis. Os vencedores das provas foram premiados com medalhas de ouro e um ramo de oliveira.
As Olimpíadas, em função de sua visibilidade na mídia, serviram de palco de manifestações políticas, desvirtuando seu principal objetivo de promover a paz e a amizade entre os povos. Nas Olimpíadas de Berlim (1936), o chanceler alemão Adolf Hitler, (para saber mais informações sobre Adolf Hitler, visite o blog seggm.blospot.com) movido pela idéia de superioridade da raça ariana, não ficou para a premiação do atleta norte-americano negro Jesse Owens, que ganhou quatro medalhas de ouro. Nas Olimpíadas da Alemanha em Munique (1972), um atentado do grupo terrorista palestino Setembro Negro, matou 11 atletas da delegação de Israel. A partir deste fato, todos os Jogos Olímpicos ganharam uma preocupação com a segurança dos atletas e dos envolvidos nos jogos. Jesse Owens: quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas de Berlim (1936)
Em plena Guerra Fria, os EUA boicotaram os Jogos Olímpicos de Moscou (1980) em protesto contra a invasão do Afeganistão pelas tropas soviéticas. Em 1984, foi a vez da URSS não participar das Olimpíadas de Los Angeles, alegando falta de segurança para a delegação de atletas soviéticos.
Mais recentemente o último país a sediar as Olimpíadas foi a China, em Pequim, o próximo será Londres , Inglaterra em 2012 e em 2016, foi escolhido o Rio de Janeiro para receber os jogos. A grande espectativa de espetáculo ficará com Usain Bolt (nos últimos jogos ele foi premiado com 3 medalhas de ouro e 3 quebras de recorde) e Michael Phelps (conquistou 8 medalhas olímpicas), entre outros atletas que podem surpreender.

Um comentário: